
Tratamento de Feridas
O profissional da enfermagem auxilia o médico em tratamentos e pode se especializar em terapias para a melhoria do paciente. A enfermagem pode atuar em diversas áreas, incluindo assistência clínica.
Aqui na Pilar Clínica temos o foco em Tratamento de Feridas pela Estomaterapia, uma especialidade da enfermagem que usa de técnicas e tecnologias para reduzir a dor e acelerar o processo de cauterização de feridas de doenças crônicas e em pós-cirúrgicos, afetando a qualidade de vida da pessoa.
Além do olhar clínico da Estomaterapia, utilizamos uma escuta psicológica para melhor compreensão das necessidades biopsicossociais.
“O tratamento de dores e feridas é essencial para restaurar o bem-estar do paciente, até mesmo em atuação clínica. Problemas da pele, vascular, e distúrbios metabólicos, como por exemplo a diabetes, e além do diagnóstico de um especialista, o tratamento das feridas é adicional para a qualidade do prognóstico” explica o enfermeiro da Pilar Clínica, Pedro Henrique Castanhade.
O enfermeiro estomaterapeuta acompanha e trata todos os tipos de feridas, tanto em crianças quanto adultos e idosos, tais como exemplos:
- Feridas cirúrgicas complicadas (deiscências);
- Feridas cirurgias plásticas;
- Feridas traumáticas;
- Feridas por queimaduras;
- Feridas neoplásicas malignas;
- Lesões por fricção (Skin Tears);
- Lesões por pressão (“escaras” e “úlceras por pressão” são nomes populares);
- Úlceras arteriais;
- Úlceras diabéticas (“pé-diabético”) entre, outras;
Alem de realizar avaliação e acompanhamento pré, intra e pós cirúrgico.