
Cirurgia Vascular
A Cirurgia Vascular é a especialidade médica que trata as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, por meio de procedimentos cirúrgicos. O sistema circulatório é composto por vasos onde circulam o sangue e líquidos, divididos em artérias, veias e vasos linfáticos, responsáveis por levar vitaminas, nutrientes e oxigênio por todo o corpo, saindo do coração e chegando aos outros órgãos. Quando esses vasos são acometidos por qualquer alteração ou doença que necessitam de avaliação clínica e exames específicos realizados pelo médico especialista em cirurgia vascular
Quando há alguma doença ou ferida no sistema circulatório, podem aparecer diversas condições, como por exemplo:
- Varizes;
- Aneurisma e AVC (em conjunto com neurocirurgião);
- Trombose Venosa profunda;
- Tromboses Arteriais
- Vasculites;
- Pé diabético;
- Erisipela;
- Linfangite;
- Gangrena.
Além de realizar a operação, o Cirurgião Vascular acompanha o paciente após o procedimento para evitar que a condição retorne.
A cirurgia vascular “pode ser feita minimamente invasiva, de acordo com os exames realizados para diagnóstico da condição do paciente. Por meio de aparelhos de ultrassonografia, é possível detectar problemas no sistema circulatório periférico e iniciar um tratamento, que evite maior intervenção cirúrgica” explica o Dr. Mario Cesar Pulcherio Franco Netto, cirurgião vascular especialista em problemas venosos.
Além do Dr. Mario, a Pilar Clínica conta com o Dr. Renan Rocha Granato, cirurgião endovascular. “A área Endovascular que foca na utilização dos cateteres para o tratamento dos problemas da circulação, que é um procedimento seguro para detectar obstruções nas artérias ou veias” diz o Dr. Granato.
“É possível também realizar ultrassom das carótidas, que são os vasos do pescoço que ligam o coração ao cérebro, para prevenção de problemas como o Acidente Cerebral Vascular (AVC), por exemplo” conta o cirurgião. “As pessoas geralmente procuram um cirurgião vascular já com sintomas de dores nos pés e pernas, com inchaço ou já apresentam as varizes nas pernas, mas aqueles com diabetes, colesterol alto, também podem procurar um cirurgião vascular para uma consulta e evitar que esses quadros se agravem” completa Dr. Renan.

Dr. Mario Cesar Pulcherio
Franco Netto
